Chegou minha encomenda…

… bendita seja a Livraria Cultura, só ela mesmo. Três volumes que eram considerados esgotados em outras livrarias (locais e on-line), a saber: Naufrágios e Comentários, de Alvar Nunez Cabeza de Vaca – espanhol que percorreu a América no século XV, em uma viagem inacreditável, testemunhando e interferindo no processo de colonização à sua maneira. 18 mil quilômetros à pé, da Flórida ao México, entre tribos indígenas (às quais dispensava tratamento bem diferente daquele usado pelos conquistadores – particularidade que lhe custaria o exílio, anos depois). Depois, a volta à Espanha, e a chegada ao Brasil pela Ilha de Santa Catarina, a travessia do Paraná até Assunção, os anos como Governador do Rio da Prata, o reconhecimento da Bacia do Iguacú. Aventura é pouco… um dos caminhos usados por Cabeza de Vaca na aventura é o falado Caminho do Peabiru, cujo ponto de entrada ficava na barra do rio Itapocu, próximo à Lagoa em Barra Velha – SC. A praia que aparece alí no topo da página… 🙂
Décimo Inferno e Luna Caliente, do argentino Mempo Giardinelli – impressionantes, especialmente Décimo Inferno, a aventura de um casal de amantes bem estabelecidos na Argentina dos anos 90 que sucumbe ao fascínio de uma violência que parece (só parece) sem motivo, sem causa…

Estado de exceção, de Giorgio Agambem – uma análise da fundamentação desta situação em Estados modernos, sobre os mais variados nomes, suas implicações sobre garantias, instituições, estruturas do poder. Curiosamente, ganhei outro livro recentemente, Óculos de Ouro – do italiano Giorgio Bassani, ambientado na Itália fascista e que tem como pano de fundo (e como cortina de seu último ato) justamente a promulgação das leis raciais de Mussolini. Óculos de Ouro expõe os mecanismos discriminatórios de uma sociedade pouco afeita às diferenças, de forma brilhante, na trajetoria e amizade entre o estudante judeu que antevê os dias negros à frente, e um médico que leva uma não muito discreta vida dupla na cidade de Ferrara. Bassani é o responsável pela edição de O Gattopardo, de Giuseppe Tomaso de Lampedusa.

Aproveitei o pedido e trouxe mais dois livros: Raízes do Brasil, de Sergio Buarque de Hollanda – recupera a dimensão histórica de nossa formação, características, do jeito (ainda não o jeitinho, mas talvez ele também) brasileiro, nossos valores e identidade. E Distraídos Venceremos, de Paulo Leminski, poeta das situações do dia-a-dia e das grandes indagações, sempre afiado e direto ao ponto.

Óculos de Ouro Naufrágios e Comentários Estado de Exceção Décimo Inferno e Luna Caliente Raízes do Brasil Distraídos Venceremos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*